SEEBPPMS - Sindicato dos Bancários de Ponta Porã e Região

Contraf CUT Contraf CUT
11 de Novembro de 2025

Sindicato Solidário se mobiliza para ajudar vítimas de tornado no Paraná

A solidariedade mais uma vez se transforma em ação. Após o tornado que devastou o município de Rio Bonito do Iguaçu, no interior do Paraná, o movimento Sindicato Solidário, com apoio da Contraf-CUT, está mobilizado para ajudar as famílias atingidas.

O tornado, classificado pelo Simepar como de intensidade EF3 — numa escala que vai até cinco —, tocou o solo na tarde de sexta-feira (7) com ventos que chegaram a 250 km/h. Segundo a Defesa Civil, sete pessoas morreram e mais de 750 ficaram feridas em todo o estado. Em Rio Bonito do Iguaçu, cidade de cerca de 14 mil habitantes, 90% das construções foram destruídas.

O fenômeno, de acordo com meteorologistas, foi causado pelo nascimento de um ciclone extratropical, que também provocou ventos fortes e chuvas intensas em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Mais de mil pessoas estão desalojadas e ainda dependem de abrigos ou da ajuda de vizinhos e parentes.

CUT Paraná lança campanha de solidariedade

Diante da tragédia, a CUT Paraná iniciou uma campanha de arrecadação para apoiar as trabalhadoras e os trabalhadores afetados. A Contraf-CUT orienta todas as entidades filiadas a aderirem à iniciativa e ampliarem a divulgação entre suas bases.

“O momento é de união e solidariedade. Como paranaense, vejo de perto o sofrimento das famílias atingidas e a importância de cada gesto de apoio. Ajudar é um dever humano e de classe”, afirmou Elias Jordão, secretário de Comunicação da Contraf-CUT.

A Central está arrecadando alimentos não perecíveis, materiais de limpeza, produtos de higiene pessoal, roupas, calçados e água mineral.

Contribuição via Pix (Bradesco):

Escaneie o QR Code disponível na arte oficial da campanha.

Sindicato Solidário: união em tempos difíceis

O Sindicato Solidário surgiu durante o isolamento social da pandemia de covid-19, com o propósito de mobilizar sindicatos e federações do ramo financeiro em ações humanitárias.

“Buscamos ações de união, apoio e respeito à vida, para ajudar quem está em situação difícil, muitas vezes correndo risco de perder a própria vida. A categoria bancária está presente em todo o Brasil, é organizada e tem tradição em ser solidária”, destaca Almir Aguiar, secretário de Combate ao Racismo da Contraf-CUT.

A iniciativa reúne dezenas de federações e sindicatos de todo o país, sempre com o objetivo de fortalecer uma cultura de empatia e compromisso social.

Participe!

Sua doação faz a diferença.

Ajude as famílias de Rio Bonito do Iguaçu a reconstruírem suas vidas.

Encontre mais notícias relacionadas com os assuntos

Filtrar Notícias pelo assunto:Sindicato Solidário