SEEBPPMS - Sindicato dos Bancários de Ponta Porã e Região

Captura de tela 2024-06-28 213626 Marcelo Lugo
21 de Outubro de 2024

O SEEBPP-MS participa de cerimônia em comemoração aos 45 anos do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Dourados e Região MS

Fundado em 20 de outubro de 1979, Entidade completou 45 anos de fundação no domingo

Na última sexta-feira (18/10), o presidente do SEEBPP-MS esteve no evento de comemoração aos 45 anos de fundação do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Dourados e Região MS, completados neste domingo, 20 de outubro, a diretoria da entidade realizou uma cerimônia que reuniu os atuais dirigentes, ex-dirigentes e representantes de outros seguimentos do movimento sindical, social e político, todos ligados à defesa dos direitos dos trabalhadores.

mesa

A mesa de aberturada foi composta pelas seguintes autoridades: Janes Estigarribia, Presidente do Sindicato dos Bancários de Dourados e Região; Neide Rodrigues, Presidente do Sindicato dos Bancários de Campo Grande e Região; Marcelo Henrique Martinez Lugo, Presidente do Sindicato dos Bancários de Ponta Porã e Região; Adilson Crepaldi, representando a Deputada Estadual, Gleice Jane; Elias Ishy de Matos, Vereador de Dourados; Professor Dr. Jones Dari Goettert, Reitor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD); Ataulfo Stein, do Comitê de Defesa Popular.

Logo após as falas das autoridades que compuseram a mesa, o Sindicato deu início a homenagem aos ex-presidentes que ajudaram a construir a História da entidade nesses 45 anos de existência, com a entrega de uma placa nominal a cada um deles, agradecendo aos relevantes serviços prestados a categoria bancária. Foram homenageados: Lourival Pegorari da Silva (1986-1989); João Batista dos Santos, o João Grandão (1995-1996); Elias Ishy de Mattos (1996-1998); Elairton Paulo Gehlen (1998-1999); Joacir Rodrigues de Oliveira (1999-2001, 2001-2004 e, 2007-2010); João Alfeu Simioni – que por motivos particulares não esteve presente – (2004-2007); Raul Lídio Pedroso Verão (2010-2013); Janes Estigarribia (2013-2016); Ronaldo Ferreira Ramos (2016-2020); Carlos Alberto Longo (2020-2024).

Também foram lembrados os ex-presidentes já falecidos: Alcides Olarte do Espirito Santo (1980-1981); Antônio Francisco Sobrinho (1981-1983 e 1983-1986)); Neidival Pegorari (1987-1988); Arino Braga do Amaral (1989-1992 e 1992-1995) e tiveram 1 (um) minuto de silêncio em memória aos relevantes serviços prestados a categoria e, ao final do silêncio, uma calorosa salva de palmas.

Entidades presentes no evento

Entre as entidades presentes na cerimônia estavam o representante do Conselho Municipal de Saúde, Jonatas Wilian da Silva; o representante do deputado estadual, Zeca do PT, Ronaldo Ferreira Ramos; a representante do deputado estadual, Pedro Kemp, Claudia Chanfrin; SIMTED (Alexandre Soares); SINTEF (Igor Holsbach); SINPAF (Silvia Belloni); ADUF (Paulino Junior); Sindicato dos Correios (Adriano Carteiro); Sindicato dos Vigilantes, com o seu Presidente, Antônio Goes Pereira; Sindicato dos Comerciários (Pedro Lima); SINASEF (Aroldo Careaga); CUT/MS (Laudelino Vieira); e o MST (Renata de Oliveira Costa).

Dourados

Lançamento do selo comemorativo dos 45 anos do Sindicato

Para celebrar esta data tão importante e histórica para os bancários e bancárias de Dourados e Região, o Sindicato lançou oficialmente o selo comemorativo dos 45 anos, através de um ato simbólico, executado pelos ex-presidentes, de descerramento do selo, pintado na parede do auditório do sindicato, onde foi realizado a cerimônia. A marca gráfica (selo) foi criada pelo designer, Reginaldo de Oliveira, da Martins & Santos Comunicação, que presta assessoria a nossa entidade.

A partir de agora, o selo passa a ser a logomarca comemorativa da entidade e estará presente nos canais de comunicação da Entidade, desde as redes sociais, site e informativos impressos, como um lembrete constante da nossa história.

Veja também:

>>>>>Aniversário do Sindicato: 45 anos de lutas, conquistas e resistência

>>>>>Sindicato dos Bancários celebrou na manhã de hoje, 45 anos de história

Uma trajetória de lutas, conquistas e resistência

A história da fundação do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Dourados e Região MS teve início no dia 07 de junho de 1979, onde um grupo composto por 200 bancários e bancárias realizaram uma assembleia e criaram a Associação Profissional dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Dourados.

E, quatro meses depois, no dia 20 de outubro de 1979, uma nova assembleia, composto por 255 bancárias e bancários, transformava a Associação em Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Dourados.

A entidade nasceu em plena ditadura, lutando por democracia. O ano de 1979 foi marcado por centenas de greves pelo país e forte repressão do governo militar, que pregava o milagre econômico e entregava aos trabalhadores arrocho salarial e miséria. O contexto era de aceleração da inflação, baixos salários e pouca distribuição de renda.

Mesmo assim, houve a resistência e o Sindicato se consolidou se tornando uma grande força para os trabalhadores bancários inspirando também outras categorias a se fortalecerem. A entidade atua em uma base sindical formada por 13 municípios: Dourados, Fátima do Sul, Vicentina, Jatei, Caarapó, Juti, Glória de Dourados, Deodápolis, Itaporã, Douradina, Rio Brilhante, Maracaju e Nova Alvorada do Sul.

Desde a sua criação, o sindicato traz em sua história uma trajetória de lutas marcada por grandes conquistas, demonstração de força e representatividade ao superar os desafios de tempos difíceis, sem perder de vista o compromisso com a defesa da democracia e atuação cidadã, abraçando e sendo abraçado por outras categorias na construção de uma nova ordem social que busca a todo momento valorizar e fortalecer a classe trabalhadora como um todo e travando as mais duras batalhas em favor de uma das mais importantes e essenciais categorias de trabalhadores do país: a categoria bancária.

Nesses 45 anos de existência nada nos foi dado de graça: não há conquistas sem luta, nenhum dos nossos direitos foi concedido pela generosidade dos bancos. Todos eles foram frutos de batalhas da categoria que fortalecem suas entidades representativas através da sindicalização e mostram sua força em mobilizações organizadas pela entidade e unificadas nacionalmente, resultando em vitórias muito importantes ao longo dos anos.

É com esse protagonismo que o sindicato, com a força da categoria, completa neste domingo, 20 de outubro de 2024, seus 45 anos de lutas, conquistas e resistência.

Fonte: Sindicato dos Bancários de Dourados e Região MS com adição de informações.