Novembro Azul: conscientização é primeiro passo para a prevenção e preservação da saúde
A Federação dos Bancários do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN) também está na campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, como parte da campanha Novembro Azul.
Os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca) revelam que, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, representando cerca de 29% dos casos de câncer. Ou seja, um brasileiro morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata.
Somente em 2023, foram estimados mais de 70 mil novos casos no país, o que ressalta a importância de iniciativas que promovam a conscientização e o diagnóstico precoce.
“Por isso é importante que os homens sigam as recomendações médicas, superem o preconceito e façam o teste para prevenir contra o câncer de próstata e preserve a saúde”, recomenda Wadson Boaventura, secretário de Saúde e Condições de Trabalho da Fetec-CUT/CN.
O Novembro Azul é uma campanha existente no mundo inteiro e tem como objetivo divulgar informações sobre a saúde do homem e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento do câncer.
Os riscos do câncer de próstata
A idade é o principal fator de risco para o câncer de próstata, sendo mais incidente em homens a partir dos 50 anos, bem como histórico familiar de câncer de próstata antes dos 60 anos e obesidade para tipos histológicos avançados. Destaca-se também a exposição a agentes químicos relacionados ao trabalho, sendo responsável por 1% dos casos de câncer de próstata.
O INCA recomenda que os homens estejam alertas a qualquer anormalidade no corpo e procurem o serviço de saúde o mais breve possível para realizar o diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Não há recomendação para rastreamento (exames de rotina) do câncer de próstata, uma vez que as evidências atualmente disponíveis apontam para balanço desfavorável entre os riscos e benefícios para a saúde dos homens. Caso o homem deseje realizar esses exames, deve-se realizar a decisão compartilhada, após o profissional de saúde conversar sobre todos os possíveis riscos do rastreamento.
Diagnóstico do câncer de próstata
Os exames utilizados para a investigação diagnóstica do câncer de próstata são o PSA e o toque retal. O exame de PSA tem a finalidade de medir no sangue o antígeno prostático específico, que é uma proteína produzida pela próstata e está disponível na corrente sanguínea e no sêmen. Níveis alterados dessa proteína podem indicar alterações na próstata.
O toque retal possui a finalidade de avaliar o tamanho, o volume, a textura e a forma da próstata. Destaca-se que esses exames são recomendados para a investigação, mediante suspeita de câncer de próstata.
Como se proteger do câncer de próstata?
Recomenda-se a manutenção do peso corporal adequado, de modo a diminuir o risco de câncer de próstata avançado. No entanto, destacamos a importância de adotar diversos hábitos saudáveis, como: fazer atividade física, ter uma alimentação saudável, evitar bebidas alcoólicas e não fumar, para evitar o risco de doenças crônicas, dentre elas, o câncer.
Diante de qualquer sinal ou sintoma suspeito, os homens devem procurar imediatamente o serviço de saúde para realizar a investigação diagnóstica e, caso haja alguma alteração suspeita, seguir para a confirmação diagnóstica com exame histopatológico.
Clique aqui para mais informações.
Fonte: Fetec-CUT/CN, com informações do Ministério da Saúde