Imprensa repercute posicionamento da Fenae contra a transferência de Loterias para subsidiária
Nesta semana, a imprensa nacional divulgou o posicionamento da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) contra a tentativa de transferência das Loterias para subsidiária da Caixa.
O Portal Metrópoles (link da matéria) e o jornal Correio Braziliense repercutiram a fala do presidente da entidade, Sergio Takemoto, contra a medida anunciado pelo banco público. Para ele, caso a iniciativa se concretize, causará dano irreparável às áreas sociais que recebem repasse de cerca de 40% da arrecadação das loterias.
Entenda
A movimentação para realizar essa transferência ganhou destaque após a Caixa convocar uma reunião em caráter de urgência para o dia 18 de março. O objetivo era votar a transferência das Loterias para uma de suas subsidiárias. Ao tomar conhecimento, a Fenae e a Confederação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) encaminharam carta ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em que manifestaram posicionamento contrário à ação. Os trabalhadores do banco público também realizaram ato público em Brasília para barrar a medida.
Audiência pública
Deputados e representante do movimento sindical discutiram a medida em audiência pública na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (3) no plenário 8 da Casa.