Fetec-CUT/CN divulga carta aberta em defesa dos concursados da Caixa e exige retificação do edital
A Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN) divulgou carta aberta aos empregados e empregadas da Caixa Econômica Federal para manifestar “total apoio aos candidatos aprovados no concurso realizado em 2024” e exigir da direção da Caixa” retificação do edital e ampliação do cadastro de reserva”.
Assinada pelo presidente Rodrigo Britto, a carta aberta também pede o engajamento de outras entidades nesse movimento e parabeniza a deputada federal Erika Kokay pela iniciativa de convocar audiência pública na Câmara dos Deputados, nesta segunda-feira 9 de dezembro, para discutir, entre outros temas, as doenças laborais dos empregados da Caixa e a melhoria do atendimento à população por parte do banco público.
Leixa abaixo a íntegra do documento:
Carta Aberta aos Empregados Caixa e ao Povo Brasileiro
Brasília, 9 de dezembro de 2025.
A Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN), ciente da necessidade de fortalecer o quadro de empregados da Caixa nas regiões Centro-Oeste e Norte do país, onde possui 13 Sindicatos de Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro compondo o quadro de filiados da nossa entidade classista, e sabendo da importância da Caixa enquanto estatal e promotora de importantes políticas públicas do Governo Federal para nossa população, declara total apoio aos candidatos aprovados no concurso realizado em 2024 e exige da direção da Caixa retificação do edital e ampliação do cadastro de reserva.
A qualidade laboral dos empregados da Caixa, que sofrem com várias doenças psicossomáticas causadas pelo trabalho, e a melhoria do atendimento ao povo brasileiro precisam ser priorizadas neste debate. Por isso, parabenizamos a deputada Federal Erika Kokay (PT-DF) pela iniciativa e realização da Audiência Pública nesta segunda-feira (09/12).
Também afirmamos nosso compromisso em convencer todas as entidades laborais de classe a entrarem nesta luta conosco, saudamos a Comissão dos Aprovados Excedentes do Concurso de 2024 pela perseverança, e nos colocamos à disposição da Dra. Daniela Costa Marque, Procuradora do Trabalho, para contribuir no que for necessário visando mostrar a necessidade de retificar o edital e ampliar o cadastro de reserva.
Por fim, dialogaremos com os demais agentes do Estado envolvidos nesta audiência e com a direção da Caixa Econômica Federal para não ceifarem, de forma tão radical, o sonho de jovens brasileiras e brasileiros que foram aprovados no concurso e buscam, um dia, transformar seu sonho de serem empregados da Caixa em realidade.
Atenciosamente,
Rodrigo Britto
Presidente Fetec-CUT/CN
Fonte: Fetec-CUT/CN