Fenae participa do relançamento da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público
“É fundamental nesse momento o relançamento da frente parlamentar. Nós passamos por momentos muitos difíceis, quando os servidores públicos e os serviços públicos foram atacados de forma covarde pelo antigo governo. Nesse momento, nós precisamos resgatar a dignidade dos trabalhadores, precisamos resgatar os serviços públicos para o bem da democracia brasileira”, avalia o presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Sergio Takemoto, que participou nesta terça (13), do relançamento da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público.
O ato, realizado no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, contou com caravanas de servidores públicos de várias partes do país, representados por sindicatos, federações e confederações de trabalhadores da educação, saúde, do Judiciário, auditores, policiais rodoviários federais, bancários, além de representações de funcionários municipais e estaduais.
A Frente Parlamentar Mista do Serviço Público foi relançada na atual legislatura, reunindo parlamentares e entidades associativas e sindicais, sob a coordenação dos deputados Alice Portugal (PCdo B/BA) e Rogério Correia (PT/MG) e dos senadores Paulo Paim (PT/RS) e Zenaide Maia (PSD/RN).
Durante o evento na Câmara dos Deputados, houve manifestação contra a PEC 32/20 (Reforma Administrativa) que, na avaliação dos servidores, representaria a degradação dos serviços públicos. O objetivo das entidades é garantir sua retirada da pauta do Congresso.
“Estamos aqui com essa frente para dizer que tem parlamentares nesta Casa que defendem o Brasil, porque defender o serviço público e defender os servidores e servidoras é defendermos o próprio Brasil. Por isso, tivemos tantos ataques no governo, que o povo brasileiro derrotou nas últimas eleições. Nós tivemos tantos ataques aos servidores e servidoras, nós tivemos um assédio eu diria institucional. O assédio moral passou a ser uma norma e tivemos o Estado aprisionado”, ressaltou a deputada Erika Kokay (PT/DF).
Durante o ato, foi distribuída a publicação “Mitos e Verdades sobre o Funcionalismo no Brasil: O perfil dos Servidores ao longo de Três Décadas (1986-2019), com informações atualizadas e o histórico de luta em defesa do serviço público desde a promulgação da Constituição de 1988.
A programação contou ainda com a realização do Seminário de Valorização do Serviço Público.
Sobre a Frente
Desde 2007, a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público, frente oficial e histórica, atua na defesa dos servidores públicos das três esferas, federal, estadual e municipal e dos três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário.
A Frente é um instrumento importante de atuação em prol do serviço público brasileiro e de seus servidores, participando ativamente da tramitação de propostas relacionadas ao funcionalismo.