SEEBPPMS - Sindicato dos Bancários de Ponta Porã e Região

FENAE FENAE
29 de Setembro de 2025

Em encontro no Paraná, presidente da Fenae reforça que patrimônio dos fundos de pensão pertence aos participantes

O presidente da Fenae, Sergio Takemoto, participou, nesta segunda-feira, do lançamento da Frente Parlamentar Mista pelo Fortalecimento das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC), realizado na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), em Curitiba. O encontro reuniu parlamentares, dirigentes de entidades representativas e participantes dos fundos de pensão.

No encontro, Takemoto ressaltou o papel estratégico da educação previdenciária como instrumento essencial para conscientização dos participantes sobre seus direitos. “Precisamos ressaltar que os recursos dos fundos pertencem aos participantes. Muitos ainda acreditam que o patrimônio é da patrocinadora. Essa consciência precisa mudar, e a educação previdenciária é fundamental para isso”, afirmou.

O presidente da Fenae também destacou o desempenho positivo das EFPC. Entre 2015 e 2024, a rentabilidade foi de 170% enquanto as entidades abertas chegaram a 124%, o que comprova a capacidade dos trabalhadores de gerir seu patrimônio.

Ele defendeu a ampliação da Frente e a necessidade de mobilização contínua. “A Frente é fundamental para ajudar a ampliar o entendimento sobre os fundos de pensão, o direito dos participantes, garantir aposentadorias dignas e manter o papel social e estratégico da previdência complementar fechada. A Fenae estará sempre ao lado dessa luta”, concluiu.

Durante o encontro, o ex-ministro de Previdência Social, Ricardo Berzoini reforçou a importância de que a Frente funcione como espaço permanente de articulação política. Ele destacou seu apoio à deputada Erika Kokay (PT/DF) e ao deputado Tadeu Veneri (PT/PR), idealizadora e presidente da Frente, e defendeu que o setor seja tratado como tema de interesse nacional, acima de disputas partidárias. Berzoini também homenageou pessoas que articularam legislações para o fortalecimento da previdência complementar, como Luis Gushikem e o ex-ministro José Pimentel (CE).

O presidente da Previc, Ricardo Pena, lembrou que a iniciativa demonstra a força do segmento. “Acredito que a Frente vai mobilizar o setor, a sociedade e os interessados para fomentar a previdência complementar e, assim, fortalecer o país. A Previc vai estar em todos os lançamentos regionais da Frente, apoiando a iniciativa para uma previdência complementar maior e mais forte”, afirmou.

Já o diretor eleito da Funcef para representar os participantes na Diretoria de Benefícios (Diben), Jair Pedro Ferreira, reforçou a importância da presença dos participantes na gestão dos fundos de pensão, garantida pelas Leis Complementares 108 e 109.

Encerrando o encontro, o deputado Tadeu Veneri ressaltou que a Frente tem o papel de democratizar o debate e que estará à disposição para fortalecer essa luta dos participantes.

Encontre mais notícias relacionadas com os assuntos

Filtrar Notícias pelo assunto:FuncefFenaeCaixa