SEEBPPMS - Sindicato dos Bancários de Ponta Porã e Região

Contraf CUT Contraf CUT
19 de Novembro de 2025

Dirigentes da Fetrafi-MG participam do segundo módulo de formação da Contraf-CUT

A Secretaria de Formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) realizou, nos dias 13 e 14 de novembro, o segundo módulo do Curso de Formação Sindical para Dirigentes dos sindicatos que fazem parte da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro de Minas Gerais (Fetrafi-MG). O evento aconteceu em Belo Horizonte e contou com a participação de dirigentes de todo o estado.

Nesta fase, a atividade, ministrada por José Luís Vasquinho Paredes, professor de História e dirigente da Contraf-CUT, abordou os princípios da Central Única dos Trabalhadores (CUT), passando pelo resgate da história mais recente do movimento sindical (dos anos 80 aos dias atuais), estrutura do movimento sindical bancário, concluindo com os desafios para o presente.

O secretário de Formação da Fetrafi-MG, Lívio Santos e Assis, ressaltou que "a avaliação geral dos participantes do curso foi excelente", e parabenizou a Contraf-CUT pela organização e implementação dessa atividade país afora. “O curso foi tão rico que não foi importante apenas aos novos dirigentes, mas também aos dirigentes mais experientes. Além do conteúdo em si, as dinâmicas de debates entre as várias gerações, nos proporcionou tanto uma atualização, a partir do olhar dos mais jovens, quanto o aprofundamento do conhecimento, a partir do olhar dos mais velhos”, explicou o dirigente. “Saímos do segundo módulo mais fortalecidos para a nossa luta justamente por essa troca de experiências. Além disso, identificamos que muitas das lutas que enfrentamos lá atrás seguem sendo as mesmas na atualidade, mas precisam ser enfrentadas com as novas ferramentas”, completou.

A secretária de Formação da Contraf-CUT, Eliana Brasil, destacou que, além da parte de conteúdo, “muito bem administrada pelo nosso professor Zé Luís”, o debate intergeracional foi fundamental. “Essa troca ajuda a ter melhor clareza, melhor compreensão do papel das interferências tecnológicas na luta do movimento sindical contra a precarização das condições de trabalho e pela manutenção dos direitos conquistados ao longo de cerca de 30 anos de CCT", destacou. “E sabemos que, como nunca na histórica, o conhecimento e o domínio das ferramentas tecnológicas têm papel importante sobre os resultados na luta política”, completou.

Formação

Formação

Formação

Formação


Sobre a metodologia e conteúdo programático

A metodologia adotada nos cursos de formação da Contraf-CUT é baseada em Paulo Freire e Lev Vygotsky, com a construção do conteúdo de forma interativa. A seguir, conheça os conteúdos por módulos,

1° módulo:

- O que é sindicato? Como surgiram?
- A história da luta dos trabalhadores(as) no Brasil: Da escravidão até o governo Vargas
- A estrutura sindical montada por Vargas
- O golpe de 1964
- Sindicalismo sob intervenção
- Os efeitos do processo de anistia
- Fim da ditadura
- Novo sindicalismo – Surge a CUT
- Do DNB à Contraf-CUT
- História da Fetraf-RS e seus sindicatos
- Papel do dirigente sindical - Nas redes e nas ruas


2° módulo:

- Os princípios da CUT
- Resgate do movimento sindical: da década de 80 até os nossos dias
- A estrutura do movimento sindical bancário
- A evolução da CCT dos bancários
- Como funciona nossa mesa de negociação
- O papel do Comando Nacional dos Bancários
- Quais os principais desafios para o próximo período?

As federações que tiverem interesse em receber o Curso de Formação para Novos Dirigentes da Contraf-CUT devem entrar em contato com a Secretaria de Formação da entidade. Contato no site Contraf-CUT.com.br.

Encontre mais notícias relacionadas com os assuntos

Filtrar Notícias pelo assunto:Movimento SindicalFormação