SEEBPPMS - Sindicato dos Bancários de Ponta Porã e Região

images Fetec-CUT/CN
15 de Maio de 2025

Bancários do Centro-Norte protestam contra demissões e terceirizações do Santander

Todos os sindicatos filiados à Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN) estão realizando a Semana de Luta Contra Demissões e Pejotização no Santander, em protesto contra a política do banco espanhol de fechar agências, demitir funcionários, precarizar as relações de trabalho e prejudicar o atendimento aos clientes e usuários. Veja galeria de fotos ao final.

O Santander teve lucro líquido de R$ 3,8 bilhões no primeiro trimestre deste ano (aumento de 27,8%), que se somam aos R$ 13,8 bilhões do ano passado (aumento de quase 50% em relação a 2023), o que representa quase um terço do lucro líquido mundial do banco espanhol. Também em 2024 o banco aumentou em quase 20 milhões o número de clientes em todo o país.

“Apesar disso, o Santander fechou 247 agências e 166 postos de atendimento somente no ano passado. Neste mês de maio fechou mais quatro agências apenas em Brasília. Está demitindo bancários, vigilantes e trabalhadores de limpeza, prejudicando não apenas a categoria, mas também dificultando o atendimento aos clientes e usuários e enfraquecendo as economias locais”, denuncia Elizabeth Espindola, a Eliza, representante da Fetec-CUT/CN na Comissão de Empresa dos Empregados (COE) do Santander.

“O Santander, que é um dos maiores do país, vem com isso precarizando as relações de trabalho e ameaçando a categoria bancária”, prossegue Eliza. “Está substituindo trabalhadores contratados, com direitos e salários assegurados pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) por empresas controladas pela holding Santander. São trabalhadores que não têm os mesmos direitos dos bancários, como PLR cheia, gratificação de função, vale-refeição e alimentação inferiores, jornada de trabalho maior, auxílio-creche e auxílio-babá, estabilidade pré-aposentadoria.”

Audiência pública na Câmara Distrital do DF

Além dos protestos e distribuição de panfletos aos clientes e à população, por iniciativa do Sindicato dos Bancários de Brasília a Câmara Legislativa do Distrito Federal fará audiência pública nesta segunda-feira 19 de maio, às 10h, para discutir as demissões em massa de bancários, vigilantes e trabalhadores da limpeza, a dificuldade de acesso a serviços bancários do Santander, afetando sobretudo a população mais vulnerável e o enfraquecimento da economia local e abandono de comunidades inteiras.

A audiência foi convocada pelo deputado distrital Chico Vigilante (PT-DF) a pedido da Fetec-CUT/CN e do Sindicato de Brasília.

“O Santander está atacando a categoria bancária toda. Se não barrarmos essa política perversa, os outros bancos vão seguir seu mau exemplo, trazendo riscos incalculáveis a todos os bancários. Exigimos que o Santander respeite o Brasil e os brasileiros”, conclui Eliza.


Fonte: Fetec-CUT/CN

Encontre mais notícias relacionadas com os assuntos

Filtrar Notícias pelo assunto:SantanderCUTpolíticaTrabalho2024Fetec