
Bancários de Três Rios (RJ) e Rio Preto (SP) elegem novas diretorias com ampla participação da categoria

Duas eleições sindicais realizadas nesta semana reafirmaram a confiança dos bancários e bancárias em suas entidades representativas. Com participação expressiva da base e votações praticamente unânimes, os sindicatos de Três Rios e Região (RJ) e de São José do Rio Preto e Região (SP) elegeram suas novas diretorias para os próximos mandatos.
Três Rios e Região
Nos dias 9 e 10 de dezembro, os bancários de Três Rios e Região elegeram a nova diretoria do sindicato para o mandato de 2026 a 2030. Com participação de cerca de 80% da base, a chapa liderada pelo atual presidente, Nilton Esperança, foi eleita com 100% dos votos válidos, demonstrando forte respaldo da categoria à atual condução da entidade.
Para garantir um processo democrático e inclusivo, a eleição contou com cinco urnas (quatro itinerantes e uma fixa, na sede do sindicato), possibilitando o voto de trabalhadores afastados por férias, licença ou aposentadoria.
Após o resultado, Nilton agradeceu a confiança depositada pelos bancários e reforçou o compromisso com a luta sindical. “Fica meu agradecimento e gratidão profunda aos trabalhadores bancários dos municípios que o sindicato representa. A democracia sempre há de prevalecer, como prevaleceu, mais uma vez. Vamos seguir na luta por uma categoria forte e por mais conquistas”, afirmou.
O pleito também contou com a presença de representantes de diversos sindicatos filiados à Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf RJ/ES), como Angra dos Reis, Baixada Fluminense, Espírito Santo, Itaperuna, Macaé e Nova Friburgo, reforçando a unidade e a solidariedade entre as entidades sindicais de representação da categoria.
Rio Preto e Região
Já em São José do Rio Preto e Região, a eleição ocorreu na quinta-feira (11) e também registrou forte engajamento da categoria. Dos 607 associados aptos a votar, 494 participaram do processo, o que representa 81,38% de comparecimento.
A Chapa 1 foi eleita com 99,39% dos votos válidos, totalizando 491 votos favoráveis, além de dois votos nulos e um em branco. A nova diretoria conduzirá o sindicato no mandato de 2026 a 2030, com posse prevista para 1º de julho de 2026.
O atual presidente, Júlio César Grochovski, destacou a importância da participação dos trabalhadores. “Temos um legado de luta e conquistas, e os bancários são parte fundamental da nossa trajetória. Muito obrigado a todos pela participação nesta votação de extrema importância à categoria”, afirmou.
O presidente eleito, Hilário Ruiz, agradeceu a confiança e reafirmou o compromisso da nova gestão. “Vamos honrar com muito trabalho, comprometimento e ações que atendam aos interesses dos nossos representados. A nossa luta continua. Seguimos fortalecidos e atuantes”, declarou.
A eleição em Rio Preto também contou com o acompanhamento de dirigentes sindicais de diversas cidades paulistas, como Piracicaba, Araçatuba, Tupã, Marília, Votuporanga, Campinas, Franca, Ribeirão Preto, Jaú, São José dos Campos, Barretos, Sorocaba e Presidente Venceslau, fortalecendo a integração regional da categoria.
Democracia sindical fortalecida
Os resultados das duas eleições evidenciam o fortalecimento da democracia sindical e o reconhecimento, por parte dos bancários, da importância de sindicatos atuantes, representativos e comprometidos com a defesa dos direitos da categoria. A Contraf-CUT parabeniza as diretorias eleitas e reafirma seu compromisso com a unidade, a organização e a luta dos trabalhadores e trabalhadoras do ramo financeiro em todo o país.
Leia também:
>>>>>Pesquisa aponta que maioria dos trabalhadores considera sindicatos importantes
Encontre mais notícias relacionadas com os assuntos