
Audiência pública na Câmara dos Deputados dia 8 discute rescisão do contrato entre Basa e Casf Corretora

A pedido da Federação dos Empregados em Empresas de Crédito do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN), do Sindicato dos Bancários do Pará e outras entidades representativas, como a Aeba, a Câmara dos Deputados fará na terça-feira 8 de julho audiência pública para discutir a decisão do Banco da Amazônia de romper unilateralmente o convênio com a Casf Corretora, o que trará prejuízos à saúde de centenas de empregados do Basa.
O Sindicato e a Fetec-CUT/CN solicitaram em ofício, no mês passado, a intercessão da deputada Erika Kokay (PT-DF), no sentido de viabilizar audiência pública na Câmara dos Deputados, com o objetivo de expor o caso e os prejuízos em desfavor dos trabalhadores e trabalhadores, decorrentes do encerramento do contrato.
O pedido foi acatado e a audiência pública está agendada para o dia 8 de julho, às 10 horas, no Plenário 8, Anexo II da Câmara dos Deputados.
A Fetec e o Seeb PA organizaram ainda uma série de atos públicos, reuniões com a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), órgão vinculado ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, enviaram documentos às autoridades e fizeram diversas tentativas de negociação com o banco sobre o assunto.
“Hoje divulgamos duas excelentes notícias, a realização da audiência e a determinação da Justiça que suspendeu o rompimento do contrato entre Basa e Casf, e estamos muito felizes em compartilhar essa vitória com nossa categoria. A luta vale a pena e quando temos vitórias, vale mais ainda”, destaca a presidenta do Sindicato, Tatiana Oliveira.
“São 7.000 vidas que dependem diretamente da manutenção desse contrato e por isso nossa luta foi em várias esferas pelo não rompimento do acordo. Convocamos os empregados e empregadas a se manterem mobilizados, e que acompanhem a audiência pela internet”, afirma o coordenador da COE Basa e diretor do Sindicato, Cristiano Moreno.
Fonte: Fetec-CUT/CN e Bancários PA